NOTÍCIAS

02-JUN-2022

Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa,

#AssistênciaSocial POR RAILSON VIANA 02 DE JUNHO DE 2022

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, alerta para violações dos direitos dos idosos. O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.

Declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos. No Brasil, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) considera violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

Levantamentos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que os idosos devem representar 25,5% da população brasileira até 2060. Hoje, o Brasil tem 29,9 milhões de idosos, de acordo com informações disponíveis no site World Health Organization (WHO).

Pelo disque 100, em 2019 as denúncias de violência contra a pessoa idosa ficaram em 2º lugar em números de ligações. De 30%, foi o aumento dessas denúncias em relação ao ano de 2018, quando 37.454 denúncias foram feitas.

Com o advento da pandemia do COVID-19, esse número vem aumentando, e o principal motivo é justamente o isolamento social, onde o agressor, na maioria das vezes, é morador da mesma residência que a pessoa idosa.

Os tipos de violências mais comuns são: a física, psicológica, financeira, a negligência, o abandono. Em relação aos tipos mais denunciados tem-se o ranking dos quatro primeiros, no Brasil: a negligência (41%), violência psicológica (24%) como humilhação, hostilização e xingamentos, violência financeira (20%) que envolve, por exemplo, retenção de salário e destruição de bens e a violência física (12%). Geralmente os maiores agressores são familiares próximos como filhos e netos e 90% das vezes a violência é praticada dento da casa.

#PrefeituraDeParacuru

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 6 dia(s)

Seleções de Vôlei de Paracuru subiram ao pódio no Campeonato Cearense de Vôlei

??Nossa seleções sempre se destacando no esporte, as equipe de Vôlei Masculino e Feminin [...]

#Esporte Há 10 dia(s)

Paracuru é campeão na 2º Olimpíada de São Gonçalo

??Nossa seleções sempre se destacando no esporte, as equipes de Futsal Feminino e Mascul [...]

#Agricultura Há 10 dia(s)

Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos realiza curso de mecânica e manuseio de máquinas agrícolas.

??Prefeitura municipal de Paracuru através Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos [...]

#Educação Há 10 dia(s)

Paracuru faz adesão do programa Agrinho para 2024

?A Prefeitura de Paracuru fez Adesão ao Programa Agrinho para 2024 trazendo grandes bene [...]

#Festa Há 11 dia(s)

Formatura dos Agentes Comunitários de Saúde

???????A Prefeitura de Paracuru através da Secretaria de Saúde formou a primeira turma d [...]

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

CRAS Parazinho realiza atividade em alusão aos 155 anos de Paracuru

?A Prefeitura de Paracuru através da Secretaria de Assistência Social por meio do Centro [...]

#Administração Há 11 dia(s)

Inauguração da Procuradoria Especial da Mulher de Paracuru (PEMP)

??A Câmara Municipal de Paracuru em parceria com a Prefeitura de Paracuru a inauguração [...]

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

2° Conferência municipal dos direitos da pessoa com Deficiência de Paracuru

A Prefeitura de Paracuru através da Secretaria de Assistência Social realizou a 2° confe [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito