O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 22/11/1951
Emancipação Política: 22/11
Gentílico: Paracuruense
Unidade Federatíva: BRASIL
Mesoregião: Norte Cearense
Microregião: Baixo Curu
Distância para a capital: 84,00

Dados de características geográficas

Área: 300.286,00
População estimada: 31636
Densidade: 10.535,00
Altitude: 205022
Clima: TROPICAL
Fuso Horário: -3
A palavra Paracuru é de origem da língua tupi, e significa "lagarto do mar".
Numa antiga e pequena povoação a beira mar, habitado quase que exclusivamente por pescadores, mas que um dia foi tragado pelas areias amareladas das dunas de Paracuru, obrigando os moradores a construir uma nova vila em um local mais alto e seguro. E foi assim que o Padre João Francisco Nepomuceno da Rocha, nascido no Parazinho, deu início a construção da igreja, edificando ao seu redor as primeiras casas, sendo por esse motivo considerado o “Fundador de Paracuru”. Logo em seguida, no ano de 1862, o referido padre doou todas as terras de sua família para a igreja católica para conseguir a elevação da capela de Nossa Senhora dos Remédios à categoria de Paróquia.
Em 27 de novembro de 1868, a Lei de nº. 1.235, elevou a categoria de vila à povoação do Parazinho com a denominação de Vila do Paracuru, e território desmembrado de Trairi.
Após a instalação do município já com a denominação de Parazinho, sua história passou a ser marcada por muitas idas e vindas da sede municipal, travando brigas políticas com Trairi e posteriormente com São Gonçalo do Amarante.
Finalmente a Lei de nº. 1.153, de 22 de novembro de 1951, deu a Paracuru sua emancipação política definitiva elevando o distrito à categoria de município, e território desmembrado de São Gonçalo do Amarante. Mesmo assim Paracuru permaneceu ainda, sob o domínio político de São Gonçalo do Amarante até a realização das eleições de 3 de outubro de 1954, sendo a sede municipal instalada a 25 de março de 1955, com a posse dos novos eleitos para gerir os destinos do município recém criado.
Paracuru, localiza-se no Litoral Oeste do estado. A cidade "pulsa" cultura a cada minuto. A diversidade cultural do município cirucla em torno de diversas artes de forma descentralizada. Dança, Cultura, Teatro, Música, Artesanato, Audiovisual, cultura popular e cultura de hip hop, são algumas das linguagem vivas dos nossos dias.

Difusão, formação, memória e sustentabilidade são práticas dos nossos gestores e artistas.

Do ponto de vista da divisão politico-administrativo, Paracuru possui três distritos Sede, Jardim e Poço Doce.
Entre as nossas curiosidades está o Mestre da Cultura Marinha da Ló. O Mestre mantém viva a tradição da cultura popular.
Outra curiosidade de Paracuru é "O Pastoril", uma festa de encenação do ato natalino que está vivo na cidade.

HINO

O Hino do Município foi criado por força da Lei Nº 346, de 19 de setembro de 1979.

HINO DE PARACURU
letra e música de Diná Albuquerque
Arranjos: Maestro Madiel Francisco dos Santos

Sobre a branca areia da praia
Surge esbelta cidade gentil
Atraente formosa e modesta
Uma célula do imenso Brasil

(Refrão)
Paracuru, oh terra querida
Tuas belezas queremos cantar
Seja Tua praia, abrigo e guarida
Para as gerações que Deus te confiar

No sussurro das ondas Tu dormes
E despertas feliz a cantar
Paracuru, em Ti há natureza
Que, tranquila, também repousa

Teus coqueiros de porte elegante
Nos convidam a viver mais feliz
Respirando um ar puro e constante
Sob o céu de variado matiz

BRASÃO MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal de Paracuru e suas Secretarias, seguindo a Lei Municipal nº. 1.817/2018, passa a utilizar como logotipo o Brasão Municipal de Paracuru, apresentado neste instrumento.

Sancionado pelo Prefeito Eliabe Albuquerque, em 09 de março do corrente, apontado pelo projeto de Lei Legislativo nº. 04/2018, de autoria da Vereadora Rachel do Noca e arte do designer Thames Cagliari, deu-se partida a criação do novo simbolo municipal, com a seguinte interpretação:

I) Céu Azul Estrelado – Guia para os pescadores nas pescarias em alto mar;
II) Jangada Branca – Símbolo maior do município. E em branco simboliza a areia das praias e dunas de Paracuru;
III) Estrela Solitária – Representa a fé dos pescadores em uma força maior que os protege;
IV) Peixe – Simboliza o desenvolvimento inicial de Paracuru, cidade que surgiu a partir de uma vila de pescadores;
V) Sol – Desenvolvimento turístico, cidade tropical de clima agradável e convidativo, Paracuru se faz bela com suas praias e dunas de areia branca, e sua gente hospitaleira;
VI) Livro e Caneta Bico de Pena – Educação, desenvolvimento do futuro. Pois nada se dá sem educação de qualidade para a formação da sociedade futura.

A parte inferior do brasão contem uma faixa, na qual consta a seguinte frase: "O teu espírito eleva a tua força" que representa as características da cidade e tendo como sua alma, o seu povo.

O Brasão e a Bandeira são a dimensão visual de uma nação, de uma cidade. Este é mais um simbolo que representará a nossa terra e o nosso povo.

BANDEIRA DO MUNICÍPIO

A Bandeira do Municipio de Paracuru foi criada no ano de 1971, na administração do prefeito Hermano José Meireles Alves. A Bandeira de Paracuru tem as mesmas cores do pavilhão nacional : Verde, Amarelo, Azul e Branco.
É formada por nove listras horizontais, sendo cinco verdes e quatro amarelas. Na Parte superior à esquerda um quadrado azul onde aparece uma jangada branca e embaixo dela uma faixa branca com o nome Paracuru, escrito em azul.
O AMARELO - O sol, presente nas praias do Município durante quase todo ano.
O VERDE- Os campos, coqueirais e manguezais.
O AZUL - O mar que banha todo o litoral do município.
O BRANCO - A paz.
A JANGADA - Instrumento de trabalho do homem do mar, o bravo jangadeiro
paracuruense e lembra sua força, coragem e denoto.

NOTÍCIAS

#Segurança | 22 DE SETEMBRO DE 2021

No trânsito, sua responsabilidade salva vidas! [...]

#Controladoria | 21 DE SETEMBRO DE 2021

A Prefeitura Municipal de Paracuru, recebeu o Selo de Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, uma iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU), cujo objetivo é combater e prevenir a corrupção dentro da administra&c [...]

#AssistênciaSocial | 21 DE SETEMBRO DE 2021

Setembro inspira, encoraja e informa! Grandes pautas são debatidas todos os dias, e hoje (21), no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, damos ênfase à luta dessas pessoas que merecem respeito acima de tudo. Não use expressões que atingem quem tem dir [...]

#Educação | 17 DE SETEMBRO DE 2021

A Prefeitura de Paracuru, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira, 16 de setembro, o Curso de Boas Práticas de Manipulação para prevenção da COVID-19 nos serviços de alimentação escolar, des [...]

#Educação | 17 DE SETEMBRO DE 2021

Tá bem pertinho, hein?! Na próxima segunda-feira (20), iremos receber 50% dos alunos das turmas do 5º e 9º ano, das escolas da Rede Municipal de Ensino. Lembrando que inicialmente, as aulas serão ministradas no formato híbrido, online e presencial, e continuarem [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito