Depois de dois anos de muita luta, finalmente os bugueiros de Paracuru conseguiram a tão sonhada licença para oferecer os passeios nos Lençóis Paracuruenses.
A licença ambiental foi concedida pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), mediante solicitação da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente (SETUR) de Paracuru. Mas o documento, favorável a regularização da Rota dos Bugueiros aos Lençóis Paracuruenses, estabelece condicionantes apresentadas nesta quinta-feira (22), durante coletiva a imprensa.
Portanto, a partir de agora, o acesso ao local pode ocorrer somente pela trilha que já está estabelecida pela SEMA e por veículos cadastrados. Além disso, todos os bugueiros autorizados a utilizarem a rota devem se cadastrar na SETUR, a partir do dia 09 de agosto.
A fiscalização deverá ser periódica e ficará a cargo da Guarda Municipal de Paracuru, estando proibida a realização de manobras radicais e o trânsito de veículos motorizados fora da rota só pode ocorrer mediante consentimento da SEMA. O descumprimento das condicionantes estará sujeito a multas previstas na Lei de crimes ambientais (9.605/98) e Decreto 6.514/08.